sábado, 23 de outubro de 2010

Reunião na Associação de moradores do Castelinho

No dia 23 de outubro de 2010 fomos convidados para uma reunião com os moradores para falar sobre as atividades que desenvolvemos no NASCEM.
Estavam presentes as coordenadoras do programa e cerca de 20 moradores.
Falamos sobre as atividades desenvolvidas:
Informática, Curso de alfabetização, Pinte e Brinque, Arte e Reciclagem, Capoeira, Inglês, e da aula de dança e da escolinha de futebol que devem iniciar em breve.
Foram formuladas algumas perguntas e falamos um pouco de cultura de paz vizando a aproximação dos moradores de todas as ruas.
A Alessandra estava presente e ajudou nisso.
A moradora Carla pediu esclarescimento sobre o uso do espaço para atividades de catequese e nos prontificamos a conversar sobre isso.
Oferecemos vagas em novas turmas de informática, bem como a utilização da internet.
Fizemos um convite para que nos visitem e aos que quiserem colaborar informamos que estamos precisando de monitores.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Reunião do NASCEM dia 20 de outubro de 2010

Nossa reunião contou com a participação de 8 pessoas. Karin, Valter, Mosa, Marcelo, Laura, Alessandra, Rodrigo e Taís.
Dionísia deixou uma cuca deliciosa, e um suco preparado.
  • Começamos fazendo cada um uma breve apresentação de si mesmo, e da sua atuação na comunidade.
  • Taís apresentou sinteticamente a história do surgimento do NASCEM.
  • Alessandra e Laura vieram em nome da Associação de Moradores do Bairro Jardim do Castelo, convidar o NASCEM para uma parceria no projeto técnico social que a prefeitura está implementando. Relatam que a separação do Castelinho segue existindo, tendo "os de baixo" e " os de cima". Com a nova tentativa de implementação do EJA, talvez seja um bom momento para romper essas barreiras criadas pelas nossas próprias mentes em relação à comunidade.
  • Marcelo se apresentou, relatando que já trabalha com dança, e tem a motivação de começar um trabalho aqui no Castelinho, através do hip hop e do funk ( danças de rua ); 
  • Mosa se colocou a disposição para assumir uma tarde do Pinte e Brinque, com a intenção de trabalhar valores humanos com as crianças através do Pinte e Brinque.
  • Rodrigo está disposto a trabalhar o futebol com as crianças;
  • Falamos da necessidade de alguém do grupo participar da reunião sobre a festa do Pró-jovem, para atrair os jovens da faixa-etária para a realização deste projeto. Valter se colocou para participar;
  • Valter manifestou a vontade de manter a marcenaria, mas relata a dificuldade financeira de manter a oficina funcionando;
  • Surgiu uma vontade no grupo de estruturar nossa linguagem em comum. Mosa e Alessandra pretendem aplicar o conhecimento que estão adquirindo na formação da escolinha. Taís sugeriu que no próximo encontro estudássemos algum trecho do livro Mandala do Lótus, para leitura e estudo em grupo.
              Fizemos uma tabela das atividades em andamento. Segue abaixo:
 
          segundas feiras: manhã - Pinte e Brinque com Simone e Sílvia;
                                   tarde - Arte Reciclagem com Maria Eugênia, Informática com Valter ;
                                   noite - EJA, com Carlos
          terças feiras: manhã e tarde - Informática com Valter
                              tarde: futebol com Rodrigo
          quartas feiras: manhã - Pinte e Brinque com Simone e Sílvia
                                tarde - Inglês com Rosebel e Informática com Valter
          quintas feiras: tarde - Pinte e Brinque com Mosa
          sextas feiras:  tarde - Capoeira com Taís e Arte Reciclagem com Maria Eugênia
                                noite - EJA com Carlos
Seguiremos na próxima quarta feira, 16h30, com a nossa roda de conversas, planejamentos e sonhos.

Relato da Tais

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pinte e Brinque continua muito bem

As atividade do PINTE E BRINQUE são realizadas por mães-monitoras, todas moradoras do Castelinho e seguem muito bem. Temos pintura com lápis de cor, jogos de mesa variados, jogos no chão, e atividades de pátio com futebol, pular corda, cantigas de roda, etc.
Para visualizar o Blog do Pinte e Brinque clique na parte superior à direita deste blog.

domingo, 17 de outubro de 2010

Dia da Criança

NASCEM – ATIVIDADES ATUAIS

No mês de outubro aconteceu a festa das crianças, dia 16, contando com a participação de voluntários da comunidade, que ajudaram desde a limpeza do pátio, refeitório, decoração do espaço, distribuição dos brinquedos, distribuição do cachorro quente, bolos, suco, guloseimas infantis ( balas, pirulitos ), atendendo mais de 300 crianças e 50 adultos. Muita gente mesmo. Recebemos doações de brinquedos, alimento e voluntários.
Este ano foi mobilizada energia para a realização de um projeto com vínculo governamental, chamado pró-jovem. Em virtude das circunstâncias da comunidade, a faixa etária regulamentar exigida no projeto não foi atingida em sua totalidade, mas isso não desmobilizou as pessoas disponíveis para atuarem lá no Castelinho, com suas oficinas e atividades dirigidas as pessoas presentes. Com isso, surge uma nova situação: seguir realizando os trabalhos voluntários com as crianças e jovens, de 1 a 14 anos, que são a maioria do público frequentador da casa da sopa, e com isso, criar uma nova forma operativa e organizacional, visando trazer o benefício aspirado. Nessa sugestão, segue incluída a tentativa de buscar os jovens que atendam aos critérios do pró-jovem, mas não nos fixando nessa proposta apenas.
Minha sugestão é que os oficineiros disponíveis  sejam direcionados a uma “ formação de facilitadores da cultura de paz”, via Instituto Caminho do Meio, cujo foco principal é ação lúcida em meio ao mundo. Pra isso, o convite é que possamos pensar juntos e aplicar o método da Mandala do Lótus, nessa realidade comunitária, buscando passar o fio da educação para uma cultura de paz, através dos meios hábeis disponíveis, como artes, capoeira, informática, filosofia,  e quem sabe, meditação. Nesse meio tempo, brota novamente uma energia direcionada à alfabetização de adultos, através do Carlos, que conheceu o trabalho da Dionísia pela capa do jornal de Viamão há mais de um ano, e que agora está lá ajudando na sopa e aspirando ensinar os adultos a ler e escrever. E ele já levou sua mãe junto!!!
A mandala se amplia, e podemos juntos gerar habilidades ainda desconhecidas por nós, como por exemplo, projetos que possam ser financiados, para seguirmos melhorando o nosso trabalho em todos os níveis.
O convite é para que possamos seguir juntos. Esse foi só um pontapé gerado pelo lung que mobilizou em mim no encontro realizado em São Paulo, ao assistir os queridos irmãos de sanga do cebb Darmata. 

Somos todos UM

E nesse toró de pitacos, tragam os seus divinos pitacos pra roda, e assim seguimos, com alegria, em nossos desígnios inspirados pela ação do bodisatva em meio ao mundo de sonho, alimentado pelos sonhos elevados de uma real cultura de paz.

meus sinceros agradecimentos e carinho

Tatá