domingo, 17 de outubro de 2010

Dia da Criança

NASCEM – ATIVIDADES ATUAIS

No mês de outubro aconteceu a festa das crianças, dia 16, contando com a participação de voluntários da comunidade, que ajudaram desde a limpeza do pátio, refeitório, decoração do espaço, distribuição dos brinquedos, distribuição do cachorro quente, bolos, suco, guloseimas infantis ( balas, pirulitos ), atendendo mais de 300 crianças e 50 adultos. Muita gente mesmo. Recebemos doações de brinquedos, alimento e voluntários.
Este ano foi mobilizada energia para a realização de um projeto com vínculo governamental, chamado pró-jovem. Em virtude das circunstâncias da comunidade, a faixa etária regulamentar exigida no projeto não foi atingida em sua totalidade, mas isso não desmobilizou as pessoas disponíveis para atuarem lá no Castelinho, com suas oficinas e atividades dirigidas as pessoas presentes. Com isso, surge uma nova situação: seguir realizando os trabalhos voluntários com as crianças e jovens, de 1 a 14 anos, que são a maioria do público frequentador da casa da sopa, e com isso, criar uma nova forma operativa e organizacional, visando trazer o benefício aspirado. Nessa sugestão, segue incluída a tentativa de buscar os jovens que atendam aos critérios do pró-jovem, mas não nos fixando nessa proposta apenas.
Minha sugestão é que os oficineiros disponíveis  sejam direcionados a uma “ formação de facilitadores da cultura de paz”, via Instituto Caminho do Meio, cujo foco principal é ação lúcida em meio ao mundo. Pra isso, o convite é que possamos pensar juntos e aplicar o método da Mandala do Lótus, nessa realidade comunitária, buscando passar o fio da educação para uma cultura de paz, através dos meios hábeis disponíveis, como artes, capoeira, informática, filosofia,  e quem sabe, meditação. Nesse meio tempo, brota novamente uma energia direcionada à alfabetização de adultos, através do Carlos, que conheceu o trabalho da Dionísia pela capa do jornal de Viamão há mais de um ano, e que agora está lá ajudando na sopa e aspirando ensinar os adultos a ler e escrever. E ele já levou sua mãe junto!!!
A mandala se amplia, e podemos juntos gerar habilidades ainda desconhecidas por nós, como por exemplo, projetos que possam ser financiados, para seguirmos melhorando o nosso trabalho em todos os níveis.
O convite é para que possamos seguir juntos. Esse foi só um pontapé gerado pelo lung que mobilizou em mim no encontro realizado em São Paulo, ao assistir os queridos irmãos de sanga do cebb Darmata. 

Somos todos UM

E nesse toró de pitacos, tragam os seus divinos pitacos pra roda, e assim seguimos, com alegria, em nossos desígnios inspirados pela ação do bodisatva em meio ao mundo de sonho, alimentado pelos sonhos elevados de uma real cultura de paz.

meus sinceros agradecimentos e carinho

Tatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário